ATENDIMENTO:   (67) 3322-5100    (67) 9 9982-8028

Melhoramento genético bovino e ganho de produtividade são debatidos em Dia de Campo em Terenos

Melhoramento genético bovino e ganho de produtividade são debatidos em Dia de Campo em Terenos

Geral
Em 11 de Maio de 2015 às 09h10
25149

Estudo do Ined (Instituto Francês de Estudos Demográficos) aponta que em 2050 seremos 9,7 bilhões de habitantes no planeta Terra, somente no Brasil, 227 milhões. Durante esse período, a extensão da área produtiva do agronegócio não deve aumentar mais do que 2%, ao passo que em Mato Grosso do Sul, com o advento do novo Código Florestal, a tendência é de retração nos próximos anos, com 6% das terras produtivas destinadas à recomposição de reserva.

Diante desse panorama, um dos grandes desafios que se impõem ao agronegócio do século XXI é o de ampliar os índices de produtividade de tal forma que em território igual ou menor consiga-se garantir o abastecimento crescente do mercado e o permanente equilíbrio entre a demanda e a oferta.

Quando o assunto é pecuária, esse desafio só pode ser alcançado com tecnologia de ponta e melhoramento genético bovino. Com o objetivo de trazer informações e as novidades ao segmento pecuário, a Genética Aditiva promoveu o 12º Dia de Campo na manhã deste sábado (9), que reuniu diversos pesquisadores, acadêmicos, produtores rurais e profissionais do segmento na Fazenda Canaã, em Terenos, MS.

Na primeira palestra, o doutor Fabiano Araújo, da Aval Serviços Tecnológicos, detalhou algumas novas tendências da área de rendimento frigorífico. De acordo com ele, o cenário para o agronegócio brasileiro é positivo, com a possível abertura dos Estados Unidos à carne bovina brasileira e com o anúncio do Ministério da Agricultura de que o País iniciará, a partir de agosto, o comércio de carne in natura e a busca por protocolo de exportação para a Comunidade Europeia. “Além disso, o ágio do boi gordo em Mato Grosso do Sul está em 50%, bem acima da média nacional, de 40%. O momento é favorável, mas o produtor não pode se acomodar, pois o alinhamento da gestão do negócio passa a ser ainda mais importante”, disse.

Como exemplo, Araújo usou o caso da Fazenda Nova Esperança, em Crixás, no estado de Goiás. Entre 17 de janeiro a 5 de março deste ano, foram abatidos 742 cabeças de machos inteiros, com índice de rendimento de abate de 54%. “Segundo nossos cálculos, isso prova que há uma variabilidade de abates de animais muito bons e muito ruins e que, se trabalhado o melhoramento genético corretamente, uma melhoria de 2% nesse quesito já garante ao produtor um aumento no lucro líquido de 16% a 20%”, pontuou o técnico, que destacou ainda haver uma correlação genética entre precocidade sexual e características quantitativas de carcaça, um dos itens de maior valor agregado para os produtores. 

Na sequencia, o dr. Luiz Otávio Campos da Silva, pesquisador da Embrapa Gado de Corte, fez uma apresentação sobre a área genômica e sua importância para o aumento da precisão na seleção de touros melhorados.De acordo com ele, o touro é o item mais importante na cadeia genômica para se auferir desempenho. “Cerca de 86% do ganho genético e da força do melhoramento que possa haver passa pelo touro superior, que pode garantir que a próxima geração será geneticamente melhor, de acordo com as características de interesse do produtor”, disse o pesquisador, que citou algumas formas de se utilizar a genômica em prol do melhoramento genético da raça Nelore, como a determinação do parentesco, os testes diretos para anomalias genéticas ou características qualitativas de interesse (ex: cor de pelo) e avaliação de testes aprimorados.

Encerrando o ciclo de palestras, o doutor Argeu Silveira, diretor técnico da Genética Aditiva, falou sobre a importância de se medir a circunferência escrotal dos touros. Ele apresentou estudos que evidenciam a correlação entre o perímetro escrotal do touro e a precocidade sexual das fêmeas. “Um levantamento mostra que entre 28 e 32 centímetros de circunferência escrotal ocorre a puberdade sexual do touro, com 12 meses de idade, o que significa dizer que a próxima geração dos bezerros fêmea que virão entrarão no cio mais cedo, reduzindo o ciclo de produção e ampliando a rentabilidade para o produtor”, disse Silveira. Ele também destacou a importância do manejo, da nutrição e da sanidade na cadeia produtiva. “Quando se fala em acasalar um determinado touro com uma vaca estamos pensando prioritariamente em produzir carne macia, em menos tempo e com menor custo. Para isso é preciso selecionar o macho pelo temperamento, abatendo animais mais jovens. A parte genômica vem justamente para tirar o efeito do ambiente externo, dar o maior retorno econômico possível para o produtor e uma carne com uma qualidade cada vez melhor na ponta da cadeia produtiva, ou seja, o consumidor” finalizou ele, que depois conduziu os convidados a uma visita aos piquetes dos touros da raça Nelore da Fazenda Canaã.

Há 52 anos no ramo, o produtor Geraldo Majella Pinheiro, da Fazenda São Geraldo, do município de Bonito, MS, começou a experimentar recentemente os benefícios do melhoramento genético em seu rebanho. Cliente da Genética Aditiva há 5 anos, ele adquiriu há pouco o touro nelore REM Vaticom em leilão promovido pela empresa. “Só tem me trazido uma alegria atrás da outra. Já me deu 42 bezerros e está só em ‘início de carreira’. E os filhos dele superaram todos os outros dos melhores touros de sumário de raça em avaliação de carcaça”, celebrou o produtor que só utiliza pasto e sal mineral para a alimentação do touro.

O “Dia de Campo Genética Aditiva” está em sua 12ª edição e o produtor Jerônimo Machado diz nunca ter faltado em nenhum. “Hoje em dia o mercado só procura touro de sêmen bem avaliado e a tecnologia é fundamental para isso. Por isso, o Dia de Campo é uma excelente oportunidade de atualização para nós, de resultados, informações e onde podemos rever os amigos e fazer bons contatos”, disse o proprietário da Fazenda Olho d´Água, de Terenos, MS.

O 12º Dia de Campo Genética Aditiva contou com a parceria e patrocínio das empresas JBS, Silozam Silagem, Transema, Alta Genetics, Adames e Zoetis.

Assessoria de Imprensa : Daniel Machado / Hellen Quida Dias

Genética Aditiva, o berço do Nelore produtivo do Brasil.
Genética Aditiva - Pecuária de Precisão
Rua Prof. Luiz Alexandre de Oliveira, 67 - Royal Park
CEP: 79021-430 - Campo Grande / MS
Telefone: (67) 3322-5100
E-mail: vendas@geneticaaditiva.com.br
Todos os direitos reservados © 2024 - Genética Aditiva - Pecuária de Precisão.